“Vinde … Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” – 1º Domingo do Advento




Leituras: Isaías 2, 1-5; Salmo 121 (122); 
Carta de São Paulo aos Romanos 13, 11-14a.
COR LITÚRGICA: ROXA

Neste domingo, iniciamos mais um Ano Litúrgico. Reunindo desejos, sonhos e utopias da humanidade por profundas transformações e dias melhores, manifestadas em veementes clamores em nossos dias, iniciamos o tempo do Advento. Como “memorial da esperança”, o advento alarga nossa vida para acolher o grande mistério da encarnação.
Na perspectiva do Natal e Epifania do Senhor, como acontecimentos sempre novos e atuais, vislumbramos vigilantes e esperançosos, a lenta e paciente chegada de seu Reino e sua manifestação em nossa vida e na história. O Senhor nos garante que, nesta espera, não seremos desiludidos, como nos lembra a antífona de entrada deste domingo.
A liturgia abre para nós um tempo favorável  de vigilância e conversão, de retomada de nossas opções como discípulos daquele que sempre vem e cuja ação é libertadora, consoladora  e salvífica.
Acendendo, neste domingo, a primeira vela da coroa do Advento, somos convidados a aguçar nossa atenção, acordarmos do sono da passividade para melhor percebermos os sinais da chegada do Reino no cotidiano e, mais despertos, nos levantarmos da acomodação, do individualismo e do consumismo que marcam nosso tempo e nos paralisam.
Por isso, pedimos, na oração inicial, que o Pai nos conceda ardente desejo de buscar o Reino e com nossas boas obras, acorrermos ao encontro do Senhor, cuja vinda nos alegra e salva como cantamos no salmo.


Fonte: http://diocesedelimeira.org.br