Grandes conquistas na Igreja Católica - Pastoral dos Surdos e Cegos comemora Dia dos Surdos



No dia 26 de setembro, no Brasil, celebra-se o Dia Nacional do Surdo. Este dia foi escolhido devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, atual INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, situado no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio.

Após décadas de vivências sociais, encontros e desencontros, lutas e reivindicações políticas e  eclesiais, o surdo se depara ainda com uma longa jornada pela frente: “há muito por lutar, mas certamente há muito para celebrar, como as conquistas nos espaços das igrejas e os direitos nas escolas e nas universidades”, diz em a nota a coordenação nacional dos surdos e dos intérpretes católicos.

No Brasil, segundo dados do IBGE, existem cerca de 5,7 milhões de pessoas com perda auditiva.

Tendo em vista a inclusão dos surdos e a necessidade de comunicação dentro da Igreja, a Pastoral dos Surdos começou a se formar no início dos anos de 1950, com uma parceria entre padre Eugênio Oates, religioso norte-americano e Monsenhor Vicente Penido Burnier, primeiro sacerdote surdo do Brasil e segundo do mundo.

Em Limeira, a Pastoral dos Surdos e Cegos da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus comemorou, no último domingo, 22, o Dia Nacional do Surdo com uma Celebração Eucarística.

Segundo Maria Rita Cabral,  Coordenadora da Pastoral de Surdos e Cegos  da paróquia, a celebração aconteceu num clima de muita alegria. Desde 2006, a pastoral desenvolve um trabalho de inclusão com a comunidade surda, com apoio do Pe. Arlindo De Gaspari e atualmente com o apoio do Pe. Israel. ” A inclusão  possibilita aos surdos um espaço dentro da Igreja católica e que, através dos seus intérpretes, anuncia Jesus. O intérprete tem como  missão  sinalizar o evangelho na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e através de suas mãos ser sinal de Deus para os surdos”, explicou.

Na paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, o grupo se reúne semanalmente aos domingos, às 9h, para a celebração da santa missa.

A Pastoral dos Surdos atualmente está presente em todas as regiões do País e vem trabalhando intensamente, promovendo iniciativas na inclusão da pessoa surda. Os surdos têm a oportunidade de conhecer, celebrar e testemunhar Jesus Cristo na sociedade de hoje.

Para Maria Rita, a Pastoral dos Surdos e Cegos da Paróquia Santa Terezinha quer que “o surdo se sinta Igreja, membro de uma família que professa a mesma fé em Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida”.

A coordenadora da Pastoral dos Surdo e Cegos destacou que a pastoral está de portas abertas para os surdos, aliás não só para eles , mas também para seus familiares e amigos, “buscando uma verdadeira inclusão dentro da Igreja , e ao mesmo tempo superando preconceitos e respeitando as diferenças de cada pessoa”.

“Nossos cumprimentos aos surdos, homens e mulheres que constroem a sua história e a história do Brasil com garra, determinação e fé.

Que Santa Terezinha abençoe todas as ações de Pastoral e as mãos de nossos irmãos e irmãs que contribuem na construção do Reino de Deus”.      Maria Rita Cabral - Coordenadora da Pastoral de Surdos e Cegos  da Paróquia de Santa Terezinha de Limeira.

Fonte: http://diocesedelimeira3.hospedagemdesites.ws/categoria/noticias/