Paróquia Santa Terezinha comemorou o Dia Nacional do Surdo

No Brasil, estima-se que existem cerca de 5,7 milhões de pessoas com perda auditiva.

A Pastoral dos Surdos começou a se formar no início dos anos 50, com uma parceria entre padre Eugênio Oates, religioso norte-americano e Monsenhor Vicente Penido Burnier, primeiro sacerdote surdo do Brasil e segundo do mundo.

O dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, atual INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, situado no bairro de Laranjeiras, Zona Sul.

Em Limeira a Pastoral dos Surdos e Cegos da Paróquia Santa Terezinha também comemorou no último domingo a Celebração Eucarística do Dia Nacional do Surdo “ com muita alegria, pois temos desenvolvido um trabalho de inclusão com a comunidade surda desde 2006 com apoio do Pe. Arlindo De Gaspari. Inclusão esta que possibilita aos surdos um espaço dentro da Igreja católica e que, através dos seus intérpretes anuncia Jesus . O intérprete tem como missão sinalizar o evangelho na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e através de suas mãos ser sinal de Deus para os surdos.

O grupo se reúne semanalmente aos domingos às 9:00h para a celebração da santa missa .

A Pastoral dos Surdos atualmente está presente em todas as regiões do País e vem trabalhando intensamente, promovendo iniciativas na inclusão da pessoa surda. Os surdos têm a oportunidade de conhecer, celebrar e testemunhar Jesus Cristo na sociedade de hoje.

A Pastoral dos Surdos e Cegos da Paróquia Santa Terezinha quer que o surdo se sinta Igreja, membro de uma família que professa a mesma fé em Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

Nós estamos de portas abertas para os surdos, aliás não só para eles , mas também para seus familiares e amigos, buscando uma verdadeira inclusão dentro da Igreja , e ao mesmo tempo superando preconceitos e respeitando as diferenças de cada pessoa.

Nossos cumprimentos aos surdos, homens e mulheres que constroem a sua história e a história do Brasil com garra, determinação e fé.

Que Santa Terezinha abençoe todas as ações de Pastoral e as mãos de nossos irmãos e irmãs que contribuem na construção do Reino de Deus.

http://www.effata.org.br/

http://blog.cancaonova.com/maosqueevangelizam/


Maria Rita Cabral

Coordenadora da Pastoral dos Surdos e Cegos

Paróquia Santa Terezinha de Limeira

Comentários